sexta-feira, março 26, 2010

APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO

QUE SUFOCO!!

Grande problema de saúde pública porque acarreta aumento importante de outras patologias, tais como HAS e obesidade.


É a incapacidade de conciliar adequadamente o sono durante a noite, chegando até mesmo a parar de respira. Existem outras patologias relacionadas ao sono como a insônia, que é a incapacidade de iniciar o sono; a privação do sono, que é a impossibilidade de dormir por várias causas, até mesmo sociais e finalmente a síndrome das pernas irriquietas. É importante que não haja confusão porque todas as questões relacionadas acima são diferentes e tem gravidade diferente.


Na apnéia existe uma pausa de 10 ou mais segundos na respiração durante o sono. A hipopnéia obstrutiva é um quadro semelhante porém ainda sem a parada respiratória superior a 10 segundos.

Existem fatores de risco associados, tais como: a história familiar, obesidade contral em 80% dos casos, o aumento da idade, o sexo masculino, tonsilas grandes, adenóide aumentada nas crianças, retroprognatismo, tabagismo, alcool, sedentarismo, rinite...


Durante a noite a vítima desta desgraça ronca e mostras paradas respiratórias durante a noite, geralmente descritas pelo conjuge. Durante o dia está cansado e esgotado. E a longo prazo suas visitas ao médico vem pontuadas com "novidades" com HAS, ICC (insuficiência cardíaca), arritmias cardíacas...

A prevalência é alta - 2-10% da população tem algum grau de manifestação da doença.
Vinte e cinco porcento dos pacientes com ICC tem apnéia, 50% dos hpertensos, 30% dos pacientes com Sindrome coronariana aguda (angina e infarto) e 60% dos pacientes com diagnóstico de AVC (acidente vascular cerebral).


Durante a consulta é importante que você informe se as pessoas que convivem com você fogem por causa do ronco ou estão sempre reclamando que não conseguem dormir também.
O diagnóstico é fácil e o exame utilizado e a polissonografia que permite monitorizar durante o sono a oxigenação do sangue, frequencia cardíaca, e outros fatores que são importante.

Ao ser "fechado" o diagnóstico, existe vários tipos de tratamento, desde do emagrecimento até o CPAP que permite que o paciente respire adequadamento duranate a noite porque ele permite que o ar entre nos pulmões de maneira adequada.

Você tem que procurar o médico para que o diagnóstico seja realizado e a qualidade de vida aumente!!!

Nenhum comentário: