domingo, julho 20, 2008

A vida por traz do esquecimento...

É muito comum atualmente os quedros demenciais que se arrastam anos a fio. Antigamente o paciente ia devagarinho caindo no leito e as complicações, tais como a embolia pulmonar, a pneumonia..., ceifavam precocemente.
Hoje não! Alimentamos por sondas, evitamos embolia com heparina, temos tratamentos cada vez mais eficazes e a pneumonia é vencida com antibióticos, ventilação mecânica...
O que percebemos é que os familiares estão cada vez mais confusos porque não se sentem aptos ou não que querem abraçar o Home Care (cuidado domiciliar) desse paciente. Ele vão ficando esquecidos nos hospitais e dentro daquele isolamento continuam vivendo e sofrendo!!!
São visitados por parentes enloquecidos que não entendem o que está acontecendo, que recuperar o tempo perdido! O parente mais desesperado é aquele que mora fora e que não sei quando viu o pai falar pela última vez ou aquele que ano passado o fez passar por um desgosto irreparável. Como voltar no tempo, a pessoa está alí mais as palavras não mais fazem sentido para ela.
Que lição tirar?? Não sei!! As coisas acotencer para que as pessoas reflitam e tirem melhor proveito dos pequenos momento da vida. Então aproveitem a vida, a sua e a de seus entes queridos.

Nenhum comentário: