sexta-feira, junho 15, 2012

A UTI E SEUS PERSONAGENS...


Muitas vezes quem tem um ente querido em ambiente de UTI, nunca passou por essa experiência e se pergunta quem é quem lá dentro.

Primeiro todos estão lá para cuidar do paciente, cada um sob sua perspectiva. Vale, ressaltar porém que muitos paciente sofrem, porque existe a desorientação relacionada a longa permanência na Unidade de Terapia Intensiva. Mesmo aquele pai de família que é lúcido em casa poderá nessa situação perder a noção de realidade. Isso acontece por muitos fatores: medicações sedativas e analgésicas, perda da noção de dia e noite, confinamento, doença, afastamento da estrutura familiar...

            O sofrer acontece porque o paciente está enfermo e isso  associada a rotina de exames e privação de sua liberdade são, muitas vezes, inevitáveis na batalha pela cura.

A família chega e quem é quem?

Existe o plantonista que é o médico que fica dentro da unidade com o intuito de vigiar e evitar intercorrências: hipotenção (queda da pressão), hipoxemia (que da quantidade de oxigênio no sangue)...
O médico permanece dentro do recinto e há alternância de médicos a cada turno. Esse médico é fundamental e tem formação em terapia intensiva, faz especialização para cuidar desse paciente grave com cuidados especiais.

           O médico assistente é o membro da equipe que não permanece o tempo todo porém passa todos os dias para decidir as condutas e desenhar a programação. É ele  que dará alta da UTI quando for possível. Quando o familiar quiser saber maiores informações sobre o que vai acontecer terá que contacta-lo.

            A enfermeira também permanece de plantão e coordena as técnicas de enfermagem no cuidado do paciente. Além de avaliar integridade da pele, evitando escaras, manipular medicações de preparo mais difícil manter o padrão (protoco de condutas) e outras funções.
As técnicas de enfermagem cuidam do paciente, mantendo sua medicação de acordo com a prescrição, higiene, alimentação e outros manejos fundamentais para o paciente.

A fisioterapia atualmente é fundamental para "retirar" o pacinete do suporte ventilatório (respirador) para auxiliar na recuperação respiratória e motora.

Existe também a Comissão de Infecção Hospitalar composta por um médico infectologista e uma enfermeira que controla o uso racional dos antibióticos e checa as culturas (exames que procura as bactérias) e está sempre alerta para diminuir a incidência de infecções hospitalares

Qualquer dúvida a mais nessa complexa rede mande suas perguntas e assim que possível tentarei elucidar.


   UTI LUGAR DE VIDA!!!!

Nenhum comentário: